post:Dandara 24/07/12
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post:Dandara 15/07/12
(postagem feita no site : www.treslagoas.ms.gov.br)
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Berimbau de boca
Também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a u m grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador.Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo. É uma peça raríssima, encontrada mais possivelmente em museus.
(Diapasão - Extensão de voz ou do som de um instrumento)
post:Dandara 31/05/11
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Samba de Roda
... Ô lê, lê, lê, lê
Ô lê, lá, lá, lá...
- O samba de roda, como o próprio nome diz, se caracteriza por uma roda em que as mulheres, e também os homens, começam a sambar de tal forma, que todos os capoeiristas presentes acabam entrando no samba. As rodas são sempre animadas e cheias de alto astral e nelas, as mulheres mostram toda sua sensualidade de uma maneira graciosa. Geralmente, o samba de roda começa após o encerramento das rodas de capoeira gerando a descontração de todos.
O samba teve início por volta do século XIX, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. É originário do estado da Bahia e se caracteriza por ser a base de formação do samba atual. O samba de roda caracteriza-se por ser uma mistura de música, dança, poesia e festa.
Acredita-se que teria surgido por inspiração, sobretudo, de um ritmo africano chamado “semba” e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. A diversidade cultural, em relação à raça negra no Brasil, era bastante notável, pois os senhores de escravos escolhiam aleatoriamente seus indivíduos, separando e misturando tipos africanos de diferentes culturas. Tal fato influenciou decisivamente na originalidade da formação do samba brasileiro, com a criação de formas musicais dentro de um diferente e diverso contexto social.
Em meados de 1870, esse cruzamento de influências entre ritmos começou a produzir um tipo de música que tendia para o samba. O ritmo se espalhou por várias partes do país, sobretudo Pernambuco e Rio de Janeiro.E foi no Rio de Janeiro que o samba ganhou destaque.
Cabe ressaltar que existem muitas variantes de samba por todo o Brasil.
... O morena você não me pega
Você só me pega
Quando eu lhe pegar
Ô lê, lê, lê, lê
Ô lá, lá, lá, lá ...
post:Dandara 25/04/11
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Puxada de Rede
O teatro folclórico que retrata a puxada de rede, conta a história de um pescador que, ao sair para o mar em plena noite para trazer o sustento da família, despede-se de sua mulher que, tendo um mau pressentimento, o assusta dizendo dos perigos de sair à noite.
Mas o pescador sai e a deixa chorando com seus filhos assustados. O pescador sai para o mar e leva consigo uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, seus companheiros de pesca e a bênção de Deus. Muito antes do horário previsto para a volta dos pescadores, que seria às 5 da manhã, a mulher do pescador, que ficara na praia esperando a hora do arrasto, teve uma visão um tanto estranha.
Ela vê o barco voltando com todos à bordo muito tristes e alguns até chorando. Quando os pescadores desembarcam, ela dá pela falta do marido e os pescadores dizem que ele caiu no mar por conta de um descuido e que devido à escuridão da noite, não foi possível encontrá-lo, ficando ele perdido na imensidão das águas. Ao amanhecer, quando foram fazer o arrasto da rede que ficara no mar, os pescadores notaram que, por ter sido aquela uma noite de pouca pesca, a rede estava pesada demais.
Ao chegar todo o arrasto à praia, já com o dia claro, todos viram no meio dos poucos peixes que vieram, o corpo do pescador desaparecido. A tristeza foi instantânea e o desespero tomou conta de todos ali presentes.
Prosseguem-se então os rituais fúnebres do pescador sendo levado à sua morada eterna pelos amigos que estavam com ele no mar, sendo seu corpo carregado nos ombros, ao longo da praia.
post:Dandara 22/04/11
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O Berimbau
... Não é dinheiro não é ouro
nem é prata
é um berimbau maneiro que ganhei do meu avô ...
O Berimbau é um instrumento de percusão de origem africana, é um instrumento usado tradicionalmente na capoeira para
marcar o ritmo da luta,aqui no Brasil ele tambem é conheçido por varios outros nomes como : Rucungo,Oricungo,Uricungo,Rucungo,Berimbau de barriga,Gobo,Gunga,Arco musical, entre outros...
No sul de moçambique, este instrumento tradicional tem o nome de Xitende,em Angola chamado de Hungu ou M'bolumbumba.
O berimbau era usado antigamente por vendedores ambulantes para atrair fregueses,no inicio a capoeira era acompanhada somente por palmas e toques de tambores,posteriormente foi intruduzido o Berimbau.
Introduzido pelos angoleiros, o berimbau se tornou a grande estrela da roda de capoeira , e por que não dizer o simbolo da capoeira!
O berimbau é constituido de um arco feito de uma vara de madeira e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara.Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça,que funciona como uma caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra ou moeda (dobrão),a vareta e o caxixi para introduzir os sons do berimbau.
Na roda de capoeira é utilizados 3 tipos de Berimbau o Gunga,Medio e Viola.
O Berimbau Gunga da cabaça maior o de o som mais grave é quem comanda a roda,eli quem da o tom quem régi o jogo ,o Médio que tem o som bem procimo do Gunga é o de função musical,sempre dobrando o Gunga,o Viola é o que fas a variação,fas todo um repique o que entra no jogo que brinca na roda.
... Meu berimbau que toca iuna
e benguela
toca paz e toca guerra toca até chulas de amor ...
post:Dandara 21/04/11
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O CANTO e por que não dizer,nossos livros...
Ela influencia diretamente o
jogo, contagia a platéia e alimenta o jogador.
As músicas devem ser cantadas com sentimento. Suas letras devem estar relacionadas
com o jogo, com o jogador, ou com a roda de alguma forma.
Nas cantigas de Capoeira reside enorme riqueza de conteúdo e detalhes sóciohistóricos e culturais, retratando a vida brasileira de outrora e do presente. Elas são “poesias” e “cancões” narrando e recriando lendas, mitos, e e histórias; são
poesias e canções melodiando o entendimento universal da musica: são poesias e
canções discorrendo sobre os usos e costumes populares; são poesias e canções
encarnando nos trejeitos dos contadores, a linguagem e o simbólico populares; contam
as vidas de grandes mestres como Zumbi, Besouro, Manduca da Praia, Bimba,
Pastinha, Waldemar da Paixão e outros; evocam lugares e santos protetores; fazem
escárnios e desafios; enaltecem feitos e habilidades de capoeiristas do passado e do
presente; narram momentos do jogo, de uma ocorrência, uma advertência ou uma
vontade do cantador.
- O CANTO NA CAPOEIRA ANGOLA
Na roda de Capoeira Angola, o cantador geralmente é aquele que está com o Gunga,
salvo quando um capoeirista agachado no pé do berimbau deseja cantar uma ladainha
neste caso, ao terminar, deverá devolver a vez para aquele que
estiver com o Gunga.
- As músicas na Capoeira Angola são classificadas da seguinte forma:
LADAINHA – São músicas que iniciam a roda. São, geralmente mais longas que os
corridos e quadras e falam de sentimento do capoeirista, contam historias sobre
personagens importantes ou do cotidiano, ou passam mensagens para os jogadores e
para o público.
CORRIDOS – São músicas curtas. Geralmente, nascem de improvisos, e falam
principalmente do jogo em si e o refrão constante e sua identidade. O solista canta
alternadamente com o coro.
CHULA – É uma espécie de corrido, alternado com as estrofes da ladainha ou no final
dela.
LOUVAÇÕES – Louvam a Deus, o mestre, a Capoeira, uma cidade.
O IÉ – É um recurso utilizado por alguns capoeiristas para chamar a atenção para o
começo da ladainha.
(OBS: 1- Ladainha
2-louvação
3-corrido - aonde se começa o jogo
no cantos Ladainha e Louvação não se joga.)
- O CANTO DA CAPOEIRA REGIONAL
Na Capoeira Regional, as quadras e corridos são predominantes como formas de
músicas.
QUADRAS – São músicas especificas da Capoeira Regional, parecem-se com as
ladainhas, mas são menores e os versas são feitos em quadras.
Mestre Bimba cantava várias quadras durante a roda e os alunos jogavam
normalmente sem interromperem o jogo.
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Maculelê
"Sou eu, sou eu ...
sou eu maculelê, sou eu ..."
Surgimento do Maculelê, dança de forte expressão, em que o grupo bate bastões ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos ou em linguagem popular. A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros seguindo o ritmo da forte batida dos atabaques. O maculelê tem muitos traços marcados que se assemelham a outras danças tradicionais do Brasil. Os passos da dança se assemelham muito aos do frevo pernambucano, pois usam saltos, agachamentos, cruzadas de pernas e muito mais. As batidas de bastão não cobrem apenas os intervalos do canto, elas também dão o ritmo fundamental para a execução de muitos movimentos de corpo. O maculelê pode ser praticado com porretes de pau ou facões, mas alguns grupos praticam o maculelê com tochas de fogo.
" Ô ... boa noite prá quem é de boa noite
Ô ... bom dia prá quem é bom dia
A bênção meu papai a bênção
Maculelê é o rei da valentia ..."
post.Dandara 09/03/11
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Instrumentos da Capoeira
- Berimbau
O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda. Dizem os velhos mestres:
"O berimbau ensina"
Os berimbaus criam uma corrente e uma vibração que, junto com as palmas, os cantos, o pandeiro e o atabaque, influenciam os jogadores.
Existem três tipos de berimbau:
Gunga ou Berra-boi de som mais grosso, faz o papel de contrabaixo: marca o ritmo;
Berimbau médio ou de centro, ou simplesmente "berimbau", dobra em cima do ritmo básico do gunga: é como se fosse o violão, ou guitarra de ritmo;
Viola ou violinha, é o berimbau de som mais agudo; faz os "contratoques" e improvisos: equivaleria ao violão ou guitarra-solo.
O berimbau é feito com um arco de madeira (chamada biribá), e com um fio de arame preso nas duas extremidades desse arco. Uma cabaça com uma abertura em um dos lados é presa à parte inferior externa do arco, aproximadamente de 20 a 25 centímetros da ponta do instrumento, com um pedaço de corda. Essa corda é também amarrada em torno do fio de arame, e quando pressionada ela altera o som do mesmo. Os tons do berimbau são modificados pela aproximação e afastamento da cabaça em relação ao corpo do músico, assim abrindo ou fechando o buraco.
Os outros 3 componentes: o dobrão, que é segurada contra o arame, uma pequena vareta para tocar o fio (baqueta), e o caxixi.
Também é conhecido por vários outros nomes como urucungo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, gunga, macungo, matungo e rucumbo.
Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba.
- Caxixi
são cestos entrelaçados enchidos com pequenas contas, conchas, pedras ou feijões.
Por serem feitos à mão eles existem em vários formatos e tamanhos, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, o qual segura a peça com a mão direita, juntamente com a Baqueta, executando o toque e marcando o ritmo.
- Baqueta
É uma vareta de madeira de, aproximadamente 30 a 40 centímetros, tendo uma extremidade mais grossa que a outra. A vareta é normalmente feita de biriba.
- Dobrão
Usado para auxiliar as variações de toques do berimbau, geralmente é uma pedra, mas também ultilizam moeda.
- Pandeiro
Instrumento de percussão, de origem indiana que requer considerável técnica para ser tocado.
Pandeiros podem ter peles de couro ou de plástico. Eles existem em diferentes tamanhos, com os de 10 e 12 polegadas sendo os mais comuns. As peles de couro produzem uma qualidade de som melhor, mas apresentam problemas de afinação causados por alterações climáticas, logo as peles de plástico são mais encontradas. O pandeiro é segurado por uma das mãos, enquanto a ponta dos dedos, o polegar e a base da outra mão são usados para tocar a pele do lado de cima. Os tons abertos e fechados podem ser obtidos através do uso do polegar ou do dedo médio da mão que segura o instrumento. O polegar pode abafar a pele do lado de cima, o dedo médio pode abafar o lado de baixo.
Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, que o usavam para acompanhar as procissões religiosas que faziam. É o som cadenciado do pandeiro que acompa nha o som do caxixi do berimbau, dando "molejo" ao som da roda. Ao tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música.
- Atabaque
Instrumento de origem árabe, que foi introduzido na África por mercadores que entravam no continente através dos países do norte, como o Egito. É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortada em ripas largas e presas umas às outrascom arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado. É o atabaque que marca o ritmo das batidas do jogo. Juntamente com o pandeiro é ele que acompanha o solo do berimbau.
- Reco-Reco
Instrumento de percussão composto, são feitos de caixas de metal com sulcos cortados na parte de cima ou tubos de metal com molas estendidas ao longo de sua extensão.
São tocados através do deslizamento de uma baqueta de metal ou madeira contra as molas ou sulcos. É usado em rodas de capoeira Angola na Bahia, em outros estados seu uso é eventual.
- Agogô
Instrumento de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um cone metálico em cada uma das pontas, estes cones são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos cones. Também faz parte da "BATERIA" da roda de capoeira Angola na Bahia.
post.Dandara 08/03/11
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Um pouco sobre : Mestre Pastinha
Vicente Joaquim Ferreira, ou Mestre Pastinha,nasceu em 1889 e morreu em 1981, começou a aprender capoeira aos 8 anos de idade com o africano Mestre Benedito. Serviu a marinha e, em 1910, tornou-se professor de capoeira. ao longo dos anos foi organizando a arte do jogo, fundou sua própria escola em 1941, estabeleceu um método de ensino com base em antigas tradições trazidas por africanos escravizados e escreveu o livro "capoeira angola". Mais não foi reconhecido como educador e incentivador da cultura negra e chegou à velhice em descsao e pobreza. Com 84 anos de idade doente e fisicamente debilitado, foi morar no pelourinho em um pequeno quarto,com sua segunda esposa Dona Maria Romélia, deixando a antiga sede da academia,devido aos problemas financeiros o único meio de sobrevivência provinha dos acarajés que sua esposa vendia.Em Abril de 1981 participou da ultima roda de capoeira de sua vida.Numa sexta-feira,13 de novembro de 1981, o Mestre Pastinha se despede desta vida aos 92 anos, cego e paralítico, vitima de uma parada cardíaca fatal.
post.Dandara 07/03/11
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Um pouco sobre: Mestre Bimba
Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) fundador da capoeira regional, nasceu em 23 de novembro de 1899,"1900" no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador BA. Seu apelido foi uma aposta de sua mãe e a parteira, sua mãe achava que era menina a parteira falava que era menino então fizeram uma aposta. quando a criança nasceu ganhou o apelido de BIMBA, por ser o nome popular dado ao orgão sexual masculino na Bahia. Sua iniciação na Capoeira se deu na estrada das Boiadas, hoje bairro da Liberdade em salvador, foi dicípulo de Bentinho em 1932 Bimba fundou a primeira academia especializada em capoeira, em 1937 a sua academia foi regestrada como centro cultural fisica regional e em 1939 ensinava a regional.
post:Dandara 06/03/11
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"A VALE DO SOL TE LEVA À UMA VIAGEM À ILHA ENCANTADA DE PARINTINS"
- E como vem sendo uma grande alegria a todos mais um ano a 'Escola de Capoeira Filhos da Coral',fará parte de mais um desfile da escola de samba 'Acadêmicos da Vale do Sol', que este ano vem com o enredo 'À ilha encantada de Parentins'.
Sendo destaques 'Boi garantido e Boi caprichoso',os alunos da Escola de capoeira tem destaques na alas do Boi Garantido,comissão de frente e porta bandeira.
Contamos com a presença de todos que venham prestigiar esta grande festa Carnavalesca conosco !
post.por : Dandara
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Projeto:Pingo de Luz (Repostagem tirada da revista 'Regional' 01/11)
post:Dandara 24/07/12
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(postagem feita no site : www.treslagoas.ms.gov.br)
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Berimbau de boca
Também conhecido como "marimbau" ou "marimba", é um pequeno instrumento de metal arqueado em forma de diapasão sem cabo, que os escravos usavam preso aos dentes, com os quais faziam soar as pontas do metal. O formato de diapasão sem cabo é semelhante a u m grampo de cabelo, porém um pouco maior. A caixa de ressonância é a própria boca do tocador.Atualmente, o berimbau de boca não é mais usado, apesar de alguns mestres antigos, especialmente de Capoeira Angola ainda saberem tocá-lo. É uma peça raríssima, encontrada mais possivelmente em museus.
(Diapasão - Extensão de voz ou do som de um instrumento)
post:Dandara 31/05/11
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Samba de Roda
... Ô lê, lê, lê, lê
Ô lê, lá, lá, lá...

O samba teve início por volta do século XIX, como manifestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. É originário do estado da Bahia e se caracteriza por ser a base de formação do samba atual. O samba de roda caracteriza-se por ser uma mistura de música, dança, poesia e festa.
Acredita-se que teria surgido por inspiração, sobretudo, de um ritmo africano chamado “semba” e teria sido formado a partir de referências dos mais diversos ritmos tribais africanos. A diversidade cultural, em relação à raça negra no Brasil, era bastante notável, pois os senhores de escravos escolhiam aleatoriamente seus indivíduos, separando e misturando tipos africanos de diferentes culturas. Tal fato influenciou decisivamente na originalidade da formação do samba brasileiro, com a criação de formas musicais dentro de um diferente e diverso contexto social.

Cabe ressaltar que existem muitas variantes de samba por todo o Brasil.
... O morena você não me pega
Você só me pega
Quando eu lhe pegar Ô lê, lê, lê, lê
Ô lá, lá, lá, lá ...
post:Dandara 25/04/11
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Puxada de Rede
O teatro folclórico que retrata a puxada de rede, conta a história de um pescador que, ao sair para o mar em plena noite para trazer o sustento da família, despede-se de sua mulher que, tendo um mau pressentimento, o assusta dizendo dos perigos de sair à noite.
Mas o pescador sai e a deixa chorando com seus filhos assustados. O pescador sai para o mar e leva consigo uma imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, seus companheiros de pesca e a bênção de Deus. Muito antes do horário previsto para a volta dos pescadores, que seria às 5 da manhã, a mulher do pescador, que ficara na praia esperando a hora do arrasto, teve uma visão um tanto estranha.
Ela vê o barco voltando com todos à bordo muito tristes e alguns até chorando. Quando os pescadores desembarcam, ela dá pela falta do marido e os pescadores dizem que ele caiu no mar por conta de um descuido e que devido à escuridão da noite, não foi possível encontrá-lo, ficando ele perdido na imensidão das águas. Ao amanhecer, quando foram fazer o arrasto da rede que ficara no mar, os pescadores notaram que, por ter sido aquela uma noite de pouca pesca, a rede estava pesada demais.
Ao chegar todo o arrasto à praia, já com o dia claro, todos viram no meio dos poucos peixes que vieram, o corpo do pescador desaparecido. A tristeza foi instantânea e o desespero tomou conta de todos ali presentes.
Prosseguem-se então os rituais fúnebres do pescador sendo levado à sua morada eterna pelos amigos que estavam com ele no mar, sendo seu corpo carregado nos ombros, ao longo da praia.
post:Dandara 22/04/11
O Berimbau
... Não é dinheiro não é ouro
nem é prata
é um berimbau maneiro que ganhei do meu avô ...
O Berimbau é um instrumento de percusão de origem africana, é um instrumento usado tradicionalmente na capoeira para
marcar o ritmo da luta,aqui no Brasil ele tambem é conheçido por varios outros nomes como : Rucungo,Oricungo,Uricungo,Rucungo,Berimbau de barriga,Gobo,Gunga,Arco musical, entre outros...
No sul de moçambique, este instrumento tradicional tem o nome de Xitende,em Angola chamado de Hungu ou M'bolumbumba.
O berimbau era usado antigamente por vendedores ambulantes para atrair fregueses,no inicio a capoeira era acompanhada somente por palmas e toques de tambores,posteriormente foi intruduzido o Berimbau.
Introduzido pelos angoleiros, o berimbau se tornou a grande estrela da roda de capoeira , e por que não dizer o simbolo da capoeira!
O berimbau é constituido de um arco feito de uma vara de madeira e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara.Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça,que funciona como uma caixa de ressonância. O tocador de berimbau utiliza uma pedra ou moeda (dobrão),a vareta e o caxixi para introduzir os sons do berimbau.
Na roda de capoeira é utilizados 3 tipos de Berimbau o Gunga,Medio e Viola.
O Berimbau Gunga da cabaça maior o de o som mais grave é quem comanda a roda,eli quem da o tom quem régi o jogo ,o Médio que tem o som bem procimo do Gunga é o de função musical,sempre dobrando o Gunga,o Viola é o que fas a variação,fas todo um repique o que entra no jogo que brinca na roda.
... Meu berimbau que toca iuna
e benguela
toca paz e toca guerra toca até chulas de amor ...
post:Dandara 21/04/11
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O CANTO e por que não dizer,nossos livros...
Ela influencia diretamente o
jogo, contagia a platéia e alimenta o jogador.
As músicas devem ser cantadas com sentimento. Suas letras devem estar relacionadas
com o jogo, com o jogador, ou com a roda de alguma forma.
Nas cantigas de Capoeira reside enorme riqueza de conteúdo e detalhes sóciohistóricos e culturais, retratando a vida brasileira de outrora e do presente. Elas são “poesias” e “cancões” narrando e recriando lendas, mitos, e e histórias; são
poesias e canções melodiando o entendimento universal da musica: são poesias e
canções discorrendo sobre os usos e costumes populares; são poesias e canções
encarnando nos trejeitos dos contadores, a linguagem e o simbólico populares; contam
as vidas de grandes mestres como Zumbi, Besouro, Manduca da Praia, Bimba,
Pastinha, Waldemar da Paixão e outros; evocam lugares e santos protetores; fazem
escárnios e desafios; enaltecem feitos e habilidades de capoeiristas do passado e do
presente; narram momentos do jogo, de uma ocorrência, uma advertência ou uma
vontade do cantador.
- O CANTO NA CAPOEIRA ANGOLA
Na roda de Capoeira Angola, o cantador geralmente é aquele que está com o Gunga,
salvo quando um capoeirista agachado no pé do berimbau deseja cantar uma ladainha
neste caso, ao terminar, deverá devolver a vez para aquele que
estiver com o Gunga.
- As músicas na Capoeira Angola são classificadas da seguinte forma:
LADAINHA – São músicas que iniciam a roda. São, geralmente mais longas que os
corridos e quadras e falam de sentimento do capoeirista, contam historias sobre
personagens importantes ou do cotidiano, ou passam mensagens para os jogadores e
para o público.
CORRIDOS – São músicas curtas. Geralmente, nascem de improvisos, e falam
principalmente do jogo em si e o refrão constante e sua identidade. O solista canta
alternadamente com o coro.
CHULA – É uma espécie de corrido, alternado com as estrofes da ladainha ou no final
dela.
LOUVAÇÕES – Louvam a Deus, o mestre, a Capoeira, uma cidade.
O IÉ – É um recurso utilizado por alguns capoeiristas para chamar a atenção para o
começo da ladainha.
2-louvação
3-corrido - aonde se começa o jogo
no cantos Ladainha e Louvação não se joga.)
- O CANTO DA CAPOEIRA REGIONAL
Na Capoeira Regional, as quadras e corridos são predominantes como formas de
músicas.
QUADRAS – São músicas especificas da Capoeira Regional, parecem-se com as
ladainhas, mas são menores e os versas são feitos em quadras.
Mestre Bimba cantava várias quadras durante a roda e os alunos jogavam
normalmente sem interromperem o jogo.
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Maculelê
"Sou eu, sou eu ...
sou eu maculelê, sou eu ..."
Surgimento do Maculelê, dança de forte expressão, em que o grupo bate bastões ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos ou em linguagem popular. A característica principal desta dança é a batida dos porretes uns contra os outros seguindo o ritmo da forte batida dos atabaques. O maculelê tem muitos traços marcados que se assemelham a outras danças tradicionais do Brasil. Os passos da dança se assemelham muito aos do frevo pernambucano, pois usam saltos, agachamentos, cruzadas de pernas e muito mais. As batidas de bastão não cobrem apenas os intervalos do canto, elas também dão o ritmo fundamental para a execução de muitos movimentos de corpo. O maculelê pode ser praticado com porretes de pau ou facões, mas alguns grupos praticam o maculelê com tochas de fogo.
" Ô ... boa noite prá quem é de boa noite
Ô ... bom dia prá quem é bom dia
A bênção meu papai a bênção
Maculelê é o rei da valentia ..."
" Ô ... boa noite prá quem é de boa noite
Ô ... bom dia prá quem é bom dia
A bênção meu papai a bênção
Maculelê é o rei da valentia ..."
post.Dandara 09/03/11
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Instrumentos da Capoeira
- Berimbau
- Berimbau
O berimbau é que cria o clima e dita o jogo que vai acontecer na roda. Dizem os velhos mestres:
"O berimbau ensina"
Os berimbaus criam uma corrente e uma vibração que, junto com as palmas, os cantos, o pandeiro e o atabaque, influenciam os jogadores.
Existem três tipos de berimbau:
Gunga ou Berra-boi de som mais grosso, faz o papel de contrabaixo: marca o ritmo;
Berimbau médio ou de centro, ou simplesmente "berimbau", dobra em cima do ritmo básico do gunga: é como se fosse o violão, ou guitarra de ritmo;
Viola ou violinha, é o berimbau de som mais agudo; faz os "contratoques" e improvisos: equivaleria ao violão ou guitarra-solo.
O berimbau é feito com um arco de madeira (chamada biribá), e com um fio de arame preso nas duas extremidades desse arco. Uma cabaça com uma abertura em um dos lados é presa à parte inferior externa do arco, aproximadamente de 20 a 25 centímetros da ponta do instrumento, com um pedaço de corda. Essa corda é também amarrada em torno do fio de arame, e quando pressionada ela altera o som do mesmo. Os tons do berimbau são modificados pela aproximação e afastamento da cabaça em relação ao corpo do músico, assim abrindo ou fechando o buraco.
Os outros 3 componentes: o dobrão, que é segurada contra o arame, uma pequena vareta para tocar o fio (baqueta), e o caxixi.
Também é conhecido por vários outros nomes como urucungo, orucungo, oricungo, uricungo, rucungo, berimbau de barriga, gobo, marimbau, bucumbumba, gunga, macungo, matungo e rucumbo.
Em Cuba é chamado de sambi, pandigurao, gorokikamo e burumbumba.
- Caxixi
são cestos entrelaçados enchidos com pequenas contas, conchas, pedras ou feijões.
Por serem feitos à mão eles existem em vários formatos e tamanhos, usado como chocalho pelo tocador de berimbau, o qual segura a peça com a mão direita, juntamente com a Baqueta, executando o toque e marcando o ritmo.
- Baqueta
É uma vareta de madeira de, aproximadamente 30 a 40 centímetros, tendo uma extremidade mais grossa que a outra. A vareta é normalmente feita de biriba.
- Dobrão
Usado para auxiliar as variações de toques do berimbau, geralmente é uma pedra, mas também ultilizam moeda.
- Pandeiro
Instrumento de percussão, de origem indiana que requer considerável técnica para ser tocado.
Pandeiros podem ter peles de couro ou de plástico. Eles existem em diferentes tamanhos, com os de 10 e 12 polegadas sendo os mais comuns. As peles de couro produzem uma qualidade de som melhor, mas apresentam problemas de afinação causados por alterações climáticas, logo as peles de plástico são mais encontradas. O pandeiro é segurado por uma das mãos, enquanto a ponta dos dedos, o polegar e a base da outra mão são usados para tocar a pele do lado de cima. Os tons abertos e fechados podem ser obtidos através do uso do polegar ou do dedo médio da mão que segura o instrumento. O polegar pode abafar a pele do lado de cima, o dedo médio pode abafar o lado de baixo.
Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, que o usavam para acompanhar as procissões religiosas que faziam. É o som cadenciado do pandeiro que acompa nha o som do caxixi do berimbau, dando "molejo" ao som da roda. Ao tocador de pandeiro é permitido executar floreios e viradas para enfeitar a música.
- Atabaque
Instrumento de origem árabe, que foi introduzido na África por mercadores que entravam no continente através dos países do norte, como o Egito. É geralmente feito de madeira de lei como o jacarandá, cedro ou mogno cortada em ripas largas e presas umas às outrascom arcos de ferro de diferentes diâmetros que, de baixo para cima dão ao instrumento uma forma cônico-cilíndrica, na parte superior, a mais larga, são colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado. É o atabaque que marca o ritmo das batidas do jogo. Juntamente com o pandeiro é ele que acompanha o solo do berimbau.
- Reco-Reco
Instrumento de percussão composto, são feitos de caixas de metal com sulcos cortados na parte de cima ou tubos de metal com molas estendidas ao longo de sua extensão.
São tocados através do deslizamento de uma baqueta de metal ou madeira contra as molas ou sulcos. É usado em rodas de capoeira Angola na Bahia, em outros estados seu uso é eventual.
- Agogô
Instrumento de origem africana composto de um pequeno arco, uma alça de metal com um cone metálico em cada uma das pontas, estes cones são de tamanhos diferentes, portanto produzindo sons diferentes que também são produzidos com o auxílio de um ferrinho que é batido nos cones. Também faz parte da "BATERIA" da roda de capoeira Angola na Bahia.
post.Dandara 08/03/11
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Um pouco sobre : Mestre Pastinha

post.Dandara 07/03/11
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Um pouco sobre: Mestre Bimba

post:Dandara 06/03/11
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"A VALE DO SOL TE LEVA À UMA VIAGEM À ILHA ENCANTADA DE PARINTINS"
- E como vem sendo uma grande alegria a todos mais um ano a 'Escola de Capoeira Filhos da Coral',fará parte de mais um desfile da escola de samba 'Acadêmicos da Vale do Sol', que este ano vem com o enredo 'À ilha encantada de Parentins'.
Sendo destaques 'Boi garantido e Boi caprichoso',os alunos da Escola de capoeira tem destaques na alas do Boi Garantido,comissão de frente e porta bandeira.
Contamos com a presença de todos que venham prestigiar esta grande festa Carnavalesca conosco !
post.por : Dandara
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Projeto:Pingo de Luz (Repostagem tirada da revista 'Regional' 01/11)
A realidade de muitas familias beneficiadas por projetos assistencialistas como o 'Pingo de luz' pode não ter mudado por completo mas certamente melhorou bastante nos ultimos anos,Isso por que desde que teve inicio ,em 2002, a associação Chico Xavier,criou o Pingo de luz,projeto que vem desempenhando o papel de conscientizar os moradores do Jardim Vitoria,em Itu,a respeitar o meio ambiente e a conservar a região limpa.De acordo com a Kátia Aparecida dos Santos,menbros da associação de Moradores do bairro,cerca de 50 crianças fazem parte do projeto.Assim como Isis ela é monitora do CRAS (Centro de Relerência de Assistencia Social) e dedica os finais de semana aos trabalhos na comunidade.
''No Pingo de Luz as crianças recebem orientações sobre a importância da reciclagem e da preservação ambiental.porque moramos num bairro que é carente e precário.Então,fazemos mutirão de limpeza e depois reciclamos objetos coletados,como garrafas pet e muitos outros.Eles aprendem a cuidar e preservar o meio ambiente'',explica, contando ainda que a ideia ja teve resultado positivo. ''Ja Houve umas três situações de mães mandarem os filhos jogarem o lixo no rio e eles falarem que não pode.Então a genti ja está vendo Melhoria.O descarte irregular de lixo diminuiu bastante'',revela.
Há três meses,a associação vem oferecendo tambem aulas de capoeira a crianças e adolescentes da comunidade Erick,dez anos,assiduo das atividades promovidas pelo projeto Pingo de Luz,demonstra estar engajado na causa ambiental e dis '' A gente não pode jogar lixo nas ruas,nem cortar árvores.Tem que respeitar os outros e ajudar a natureza pelo menos assim não acontece muita coisa ruim''.
tendo vista a declaração de Erick, o instituto Chico Xavier assume o compromisso de zelar e subsidiar o bem que vem sendo promovido por suas entidades parceiras, a fim de que cresçam e possam expandir sua atuação dentro da sociedade.Afinal como a diretora do instituto define, '' o homen não é produto do meio.Ele faz o meio em que ele vive.Então, se todo mundo se mobilizar e quizer que o meio seja diferente,é so uma questão de atitude.Não adianta pensar que,porque voçe esta numa situação ruim,voçê tem que permanecer'',nem ser negligente,estado numa zona de conforto.Ser cidadão e agir como tal,é direito e dever de todos.
texto:Revista Regional (01/11)_
post.por:Dandara
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Capoeira (um pouco sobre seus estilos)
A capoeira possui ''TRÊS ESTILOS'' que se diferenciam nos movimentos
e no ritmo musical de acompanhamento.
O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a:
-CAPOEIRA ANGOLA:. As principais características deste estilo são:
-CAPOEIRA ANGOLA:. As principais características deste estilo são:
ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia.
-O ESTILO REGIONAL: caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola,
-O ESTILO REGIONAL: caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola,
com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos,
sendo que as acrobacias não são utilizadas.
Já o terceiro tipo de capoeira é o:
-CONTEMPORÂNEO: que une um pouco dos dois primeiros estilos.
Já o terceiro tipo de capoeira é o:
-CONTEMPORÂNEO: que une um pouco dos dois primeiros estilos.
Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.
texto de:C.M.Ciça
post. por:Dandara
maassa negaaaaaa...muiito booom as postagens !!parabens ...
ResponderExcluirGalera, se alguem tiver alguma critica sugestão de textos ou de melhorias de alguns delis por favor me mandem um comentario algo do tipo ok ! sera muito bem vindos todas as ideias.
ResponderExcluirDandara.